quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cabeça vs coração

Cabeça Vs Coração

(cabeça e coração entram em sena)
Cabeça: Quão estupido és. Sempre fazendo o homem parecer um idiota

Coração: Por acaso viver é idiotice?

Cabeça: Viver não, mas viver sem razão é estupidez.

Coração: Quem disse que não possuo razão? Só porque não usufruo dos mesmos raciocínios lógiocos que tu, achas que sou estúpido? Como és ingênuo.

Cabeça: Faça-me rir. Por culpa tua o homem sofre, por culpa tua o homem ama e por culpa tua o homem se torna tão fraco.
(Gilmar e Brenda entram em cena)

Gilmar: Brenda, há muito preciso lhe falar!
Brenda: Então fale, adorável amigo.
Gilmar: não, não me chames assim. Me dói o coração.
Brenda: por que? por acaso não és meu amigo?
Gilmar?: sim, Brenda, o sou.
(Gilmar se ajoelha aos pés de Brenda e diz). Mas te amo mais que um amigo. te amo com o amor de um homem.
Gilmar: Brenda, queria prometer-te o céu e a terra. O infinito e o além do infinito. Mas não posso. Posso prometer  fazer o céu ficar mais azul e o infinito caber dentro de ti. Pois é assim que enxergamos a vida quando amamos e somos amados.
Brenda: Gilmar, gosto muito de ti. És como um irmão para mim. Não posso corresponder-te tais sentimentos, pois para mim seria como um incesto. Peço que me perdoe, mas meu coração  a outro pertence. E a ti, caro amigo, desejo toda a felicidade do mundo.
(entra raimundo, beija Brenda e ambos saem de cena)
Gilmar (aos prantos): Deus, como pude ser tão néscio? Minha vida perde o sentido sem a mulher que amo.

Coração: Como és tolo. Por minha culpa o homem sofre, por minha culpa o homem ama, ama porque sofre e sofre porque ama. O sofrimento nada mais é do que a preparação para uma grande glória. Não poderia haver esperança, arrependimento, superação ou perdão se não houvesse a dor.
E tu, com vossa lógica tola, acabais fazendo o homem se tornar hipócrita e insensato. Pensas que pode racionalizar o mundo? Achas que pode entender a vida? Como podes entender o que fora feito apenas para ser sentido e jamais entendido? Por acaso pensas que pode medir os sentimentos? Achas que sabe o tamanho do amor e a mensidão do ódio? Ora, não seja ignorante.

(Patrícia entra em cena)
Patrícia: Gilmar, o que te aflinges? Diga-me meu bom e velho amigo.
Gilmar: A saudade que aperta
A vida que perde a cor
A solidão nada discreta
Da falta de meu amor

Sinto-me metade
Como se estivesse vazio
Completamente fora da realidade
Nesse sentimento sombrio
Patrícia: Acaso sofres de amor?
Gilmar: E que outra coisa no mundo derrubaria um homem a tal ponto em que me encontro?
Patrícia: Nenhuma! Nada pode derrubar o homem ao estado ignóbil em que se encontra senão aquilo que pode levar-lhe a apoteose dos deuses. O amor.
Gilmar: Éramos amigos e eu a amava. Vivi toda uma vida amando-a, mas esta não me enxergou. Tens noção do quão doloroso és?
Patrícia: Sim, tenho. Eu também cresci amando quem nunca me ofereceste uma única palavra de ternura. Tampouco me enxergaste como mulher.
(Gilmar olha fixamente para Patrícia, ambos estão muito próximos. Ela se aproxima e beija-o)
Gilmar: Será possível? Será que a sina do homem é sempre amar quem não o ama e não enxergar quem o adora? Como pude  deixar minha inépcia me cegar a tal ponto? Óh, Patricia. Vós sois quem sempre estiveste comigo. Sim, vós. Vós sois quem Deus reservou a mim. Perdão, Pai por ter sido dão cego. Perdão.
(Gilmar e Patrícia saem de cena abraçados)

Cabeça: Falas de mim, mas é o ódio que existe dentro de ti que acaba matando a tantos, é a raiva que carregas que provocou tantas guerras. O orgulho que lhe acompanha, impede tantas vezes de o homem humilhar-se. E agora, o que me dizes?
(entram os soldados)
(sons de guerra, pessoas morrem em todas as partes)
(saem os soldados)

Coração: Digo que posso ser culpado de tudo isso, mas....E esse raciocínio egoísta de que o importante para o homem é apenas o "eu", o "agora"? Isso não vem de mim, vem de ti. Tu também impedes que o homem se humilhe, pois em vossa lógica, muitas vezes humilhação é sinônimo de derrota.

Cabeça: Sei apenas que se o homem seguisse minhas recomendações, ele não se mostraria tão fraco ao olhos de todos.

Coração: E desde quando isso importa? Fraco? Fraco não seria vós que demonstras medo do sofrimento e preocupação com o pensamento alheio?
Que ele sofra para amanha amar, que ele chore para amanha sorrir, que ele perca para amanhã crescer, que ele lute para amanha vencer.
Vossas recomendações tornariam o homem frio e sozinho. E uma vida levada sozinha não é nada. Afinal as graças da vida são nossos amigos, nossos amores, nossas vitórias e principalmente nossas derrotas.

Cabeça:Fale o que quiseres, pois a sabedoria anda comigo. Sou eu quem domina o corpo, cada parte dele é comandada por mim. Já vossa função é bem mais inútil.

Coração: Se achas isso, acabas de me provar que essa discussão é realmente desnecessária. Dizes que governas cada parte do corpo, mas posso provar-lhe que estas enganado.
É verdade, graças a ti o homem a prende muito, por exemplo, a falar. Mas o que é a fala? Apenas sons emitidos. Sou eu quem da vida, dou sentido, e personifico os sons produzidos. Sem mim seriam apenas palavras ao vento, sonoridades vagas.
E os braços? Estes realizam grande parte das vontades do homem. Mas até neles posso demonstrar meu poder, pois quando o homem faz um carinho ou abraça a pessoa amada, sou eu quem o governo. Em seus momentos mais felizes, EU estou no comando. E quando está apaixonado quer apenas abraçar e sentir o calor da pessoa amada. Não importa o quanto a razão lhe diga para não fazer, por mais que suas lógicas julguem "errado", nada é mais forte que esse sentimento tão puro.
Então ele contraria tudo que pensa para viver apenas o que sente.


Cabeça: Coração, por ti o homem é tão humilhado. Por tantas vezes sofre e é rejeitado. Graças a ti ele deixa seu trabalho, escola, casa ou o que quer que seja. Não tens vergonha?

Coração: Não! Pois assim ele aprende a ser forte, aprende a cair e a se reerguer. Graças a mim ele encontra um sentido para a vida.
Tu que deverias se envergonhar. Por causa de ti o homem abre mão de seu grande amor. As vezes faz isso por coisas banais; emprego, casa, dinheiro ou outros bens. Depois de anos, acaba sofrendo. Vê que está terminando seus dias sozinho. Percebe então que ter casas, prédios, mansões, carros, milhões em dinheiro ou qualquer outro bem material, não garante a felicidade de ninguem. Afinal tudo isso não vale nada se não tiver alguem que ame ao seu lado.
Vossa lógica para a beleza é estúpida. Faz com que procurem por belezas externas, quando estas são mentirosas, traidoras e passageiras.

(entra a família)
(Raul senta-se na poltrona e liga o notebook e a mãe vai preparar um café)
Filha: Papai, papai! Olha, meu dente caiu. Olha papai!
Raul: Legal, filha. Agora deixe-o papai trabalhar.
Filha: Brinca comigo papai. Só um pouquinho.
Raul: Agora estou trabalhando, depois nós brincamos.
Filha: Mas você está sempre trabalhando. Nunca tem tempo. Sempre diz que vai brincar comigo depois, mas não brinca. Brinca um pouquinho comigo papai.
( a filha começa a subir no  colo do pai e esbarra no computador)
Raul: Já chega! Me deixe trabalhar! Estou no meio de uma negociação importante. Não atrapalhe. Suba já para o seu quarto
Mae: Raul, como podes ser tão insencível? Vossa filha esperaste o dia todo para brincar contigo. Mais que vosso dinheiro, ela quer vossa atenção. Não percebes que faz meses que não conversas com ela?
Raul: Eu ando ocupado, trabalhando para manter-lhes. Acaso achas que é fácil dar-lhes todas essas mordomias? Sou um ótimo pai e um ótimo marido, dou-lhes tudo o que há de bom e de melhor.
mae: menos amor e atenção
(Mae e filha saem de casa com malas enquanto o pai trabalha na poltrona. Este nem as ve saindo.Depois, com o passar do tempo ele vai sofrendo e ficando cada vez mais deprimido.)
Raul:Oh, de que me vale a fortuna dessa vida senão tenho prazer em viver?
Estou sozinho, vazio.
De que vale a mais bela canção
Se não houver ninguém para escutar?
De que vale a mais bela escola
Se não houver mais nada a se ensinar?
De que me valem minhas palavras,
Se não sei falar?
De que vale o paraíso,
Se não pudermos alcançar?
De que me vale a admiração alheia
Se não admiro a mim mesmo?
De que me vale as roupas elegantes
Se meu coração ainda é pobre?
De que me vale um belo carro
Se para os lugares onde sou mais feliz vou a pé?
De que me vale chegar aos oitenta, sentar em uma sacada de uma bela casa de praia, sentir a brisa do vento, o calor do luar, o brilho das estrelas e o som das águas do mar, se não tiver boas histórias para contar, doces momentos com minha amada, eternos risos de alegrias com os amigos e boas lembranças a recordar?
De que me vale uma vida?





CABEÇA:  essa discussão já está me deixando com enxaqueca. Precisamos decidir, de uma vez por todas, quem é o mais importante.

CORAÇÃO: eu sei como podemos fazer isso. Chamemos o que tudo sabe, aquele que nos criaste. Ele , com certeza saberá responder.


CABEÇA & CORAÇÃO (gritam): Mestre!!!!! Ajude-nos!

Jesus: o que há , meus filhos?
CABEÇA: Mestre, rogo-lhe que digas a esse ser que a cabeça é a parte primordial do corpo.
CORAÇÃO: Pai, diga a esse indivíduo que o amor é mais importante que tudo.
CABEÇA: deixe disso. Mestre, por obséquio, poderia dizer quem de nós dois está correto?
JESUS: Em verdade, em verdade vos digo: ambos estão certos e ambos estão errados.
Coração, será que não entendes que todo esse ódio que sentes pela cabeça é devido ao grande amor que tens por ela e que reprimes? não percebes que amas toda a inteligência e  todo o saber que a cabeça tem?
E tu, cabeça, será que não percebes que todo esse desdém que tens pelo coração se deve unicamente ao fato de tu não conseguirdes entender a lógica dos sentimentos? não percebes que sentes vergonha de não saber medir, quantificar ou sequer entender o amor e as emoções?
Filhos, o dia em que conseguirem trabalhar em conjunto, entenderão como vivi minha vida. Sim, eu amei! E sim, eu pensei bem e tive consciência de meus atos. Não agi unicamente com a lógica, tampouco com a emoção. Agi com algo que entenderão se trabalharem em conjunto. Eu agi com a Sabedoria. Que nada mais é que a junção do que há de melhor em cada um de vós.

IGOR LADEIRA

22 comentários:

  1. Você é o melhor escritor que eu já conheci! Ao ler o que você escreve, penso mais na vida, me ajudas a entender mais o meu mundo!! Que bom que tive a oportunidade de conhecer uma pessoa com um dom incrível como você ! Continue sempre a brilhar, eu acredito em você! Um grabde beijo de uma pessoa que o admira demais.
    Jéssica Dornas

    ResponderExcluir
  2. Show de bola esse texto hein... tem uns trechos ai que parecem que são pra mim até huseiuhuisaehiu
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Murat :D HAIUHIUAHS
    cara, que lindo.. Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Lindo... adorei o texto!!!! Continue sempre melhorando!!!
    Parabéns amigo!!! Sou sua fã!!!

    ResponderExcluir
  5. O texto é ótimo! LINDO!
    Não tem quem leia e não se identifique com alguma parte!
    Poste mais pra gente ler heim IgOR!
    PARABÉNS
    BEIJOs!

    ResponderExcluir
  6. caaaaaaaara, se você escrever um livro, eu prometo que vou ser a primeira a comprar *-*

    vc tem talento iguinho, vá em frente.
    texto maravilhoso, parabéns.
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  7. muito lindo o texto igor, amei meesmo, vce escreve muito bem, parabéns :)

    ResponderExcluir
  8. eita, q bom ter um primo poeteiro.. rapaiz... tah bom msm emm. continue assim man.. abraço.. t+

    ResponderExcluir
  9. Putz, mt legal o texto, ñ digo isso para todos

    xD

    ResponderExcluir
  10. kra parabens, vc tem mais que uma habilidade, o que você tem é um dom, continue escrevendo, um dia você vai ter o seu trabalho reconhecido,
    meus parabens
    abraço

    ResponderExcluir
  11. disse...
    hauhauhua
    Murat purim
    Mandou benzão lek...
    Aprendeste comigo!

    By.:Allison

    Ps.:Teu estilo tá bem meloso,joga em verso que vai ficar melhor ainda(com retificações,claro).Sei lah, essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  12. Aiai, como você manda bem cara. Sabe escrever de forma que toque lá no fundo de tudo que existe dentro da gente. É sem explicação.
    Igor, boa sorte na vida tah, te admiro pakas menino!

    Beijão
    ;**

    By: Rebeca Garuti ;D

    ResponderExcluir
  13. Obrigado a todos.
    O apoio de vcs é muito importante para mim.


    Rebeca, eu escrevo apenas o que vivo, o que sinto.
    E vc em particular... se isso lhe tocou, acredite, tem mais que mil motivos.

    ResponderExcluir
  14. tudo d novo (SPQM)

    Caraca primo!
    Muito show o seu texto!
    Quando disse: "-acho q nem sabia q eu
    escrevo essas paradas", acertou!
    Realmente neim imaginava que se tratava
    de um texto desse gênero!
    Mais óh, fico muito feliz em saber,
    que vc, MEEU primo, escreveu algo assim!
    Continue assim, pensando e agindo com
    a cabeça e com o coração... Vai longe agindo
    assim!
    Tudo de bom sempre e PARABÉNS pelo trabalho!
    Beeijo*

    ResponderExcluir
  15. Ameei, muito lindo!
    Vc tem talento Igor
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Ta maraa , ameei
    vc sabe que amo todas sua poesias
    XD

    ResponderExcluir
  17. Gostei mesmo acho que ngm nunca tinha tido essa ideia de uma conversa entre os dois -Q.

    ResponderExcluir
  18. Bem, levando em consideração que o coração não sente porra nenhuma, e que é o cérebro que coordena todas nossas emoções e tudo mais. Isso nao faz sentido :B

    ResponderExcluir
  19. ^^
    alguem ai ja ouviu falar em conotação?
    mas ta valendo , cada um com sua opinião

    obrigado pela critica e pela visita
    volta sempre

    ResponderExcluir
  20. Meu, perfeito a mensagem.!
    Gostei bastante.! Parabééns pela mensagem e pelo Blogger.!!
    E obrigado por comentar no meu.!
    Ah estou seguindo o seu.!
    Abraxôs.!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Igor, gosto dos seus textos porque você coloca suas emoções neles!! continue escrevendo sempre porque você tem um dom!! O mundo hoje necessita de pensadores da vida, que é o que você é!! Hoje o mundo está repleto de pessoas que só pensam no lógico da vida, trabalho, dinheiro essas coisas, mas hoje necessitamos de resgatar o que é mais belo no ser humano que é ele pensar em sua própria vida!! beijos ;*

    ResponderExcluir