quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CABEÇA VS CORAÇÃO


Cabeça Vs Coração

(cabeça e coração entram em cena)
Cabeça: Quão estupido és. Sempre fazendo o homem parecer um idiota

Coração: Por acaso viver é idiotice?

Cabeça: Viver não, mas viver sem razão é estupidez.

Coração: Quem disse que não possuo razão? Só porque não usufruo dos mesmos raciocínios lógiocos que tu, achas que sou estúpido? Como és ingênuo.

Cabeça: Faça-me rir. Por culpa tua o homem sofre, por culpa tua o homem ama e por culpa tua o homem se torna tão fraco.


Coração: Como és tolo. Por minha culpa o homem sofre, por minha culpa o homem ama, ama porque sofre e sofre porque ama. O sofrimento nada mais é do que a preparação para uma grande glória. Não poderia haver esperança, arrependimento, superação ou perdão se não houvesse a dor.
E tu, com vossa lógica tola, acabais fazendo o homem se tornar hipócrita e insensato. Pensas que pode racionalizar o mundo? Achas que pode entender a vida? Como podes entender o que fora feito apenas para ser sentido e jamais entendido? Por acaso pensas que pode medir os sentimentos? Achas que sabe o tamanho do amor e a mensidão do ódio? Ora, não seja ignorante.


Cabeça: Falas de mim, mas é o ódio que existe dentro de ti que acaba matando a tantos, é a raiva que carregas que provocou tantas guerras. O orgulho que lhe acompanha, impede tantas vezes de o homem humilhar-se. E agora, o que me dizes?

Coração: Digo que posso ser culpado de tudo isso, mas....E esse raciocínio egoísta de que o importante para o homem é apenas o "eu", o "agora"? Isso não vem de mim, vem de ti. Tu também impedes que o homem se humilhe, pois em vossa lógica, muitas vezes humilhação é sinônimo de derrota.

Cabeça: Sei apenas que se o homem seguisse minhas recomendações, ele não se mostraria tão fraco ao olhos de todos.

Coração: E desde quando isso importa? Fraco? Fraco não seria vós que demonstras medo do sofrimento e preocupação com o pensamento alheio?
Que ele sofra para amanha amar, que ele chore para amanha sorrir, que ele perca para amanhã crescer, que ele lute para amanha vencer.
Vossas recomendações tornariam o homem frio e sozinho. E uma vida levada sozinha não é nada. Afinal as graças da vida são nossos amigos, nossos amores, nossas vitórias e principalmente nossas derrotas.

Cabeça:Fale o que quiseres, pois a sabedoria anda comigo. Sou eu quem domina o corpo, cada parte dele é comandada por mim. Já vossa função é bem mais inútil.

Coração: Se achas isso, acabas de me provar que essa discussão é realmente desnecessária. Dizes que governas cada parte do corpo, mas posso provar-lhe que estas enganado.
É verdade, graças a ti o homem a prende muito, por exemplo, a falar. Mas o que é a fala? Apenas sons emitidos. Sou eu quem da vida, dou sentido, e personifico os sons produzidos. Sem mim seriam apenas palavras ao vento, sonoridades vagas.
E os braços? Estes realizam grande parte das vontades do homem. Mas até neles posso demonstrar meu poder, pois quando o homem faz um carinho ou abraça a pessoa amada, sou eu quem o governo. Em seus momentos mais felizes, EU estou no comando. E quando está apaixonado quer apenas abraçar e sentir o calor da pessoa amada. Não importa o quanto a razão lhe diga para não fazer, por mais que suas lógicas julguem "errado", nada é mais forte que esse sentimento tão puro.
Então ele contraria tudo que pensa para viver apenas o que sente.


Cabeça: Coração, por ti o homem é tão humilhado. Por tantas vezes sofre e é rejeitado. Graças a ti ele deixa seu trabalho, escola, casa ou o que quer que seja. Não tens vergonha?

Coração: Não! Pois assim ele aprende a ser forte, aprende a cair e a se reerguer. Graças a mim ele encontra um sentido para a vida.
Tu que deverias se envergonhar. Por causa de ti o homem abre mão de seu grande amor. As vezes faz isso por coisas banais; emprego, casa, dinheiro ou outros bens. Depois de anos, acaba sofrendo. Vê que está terminando seus dias sozinho. Percebe então que ter casas, prédios, mansões, carros, milhões em dinheiro ou qualquer outro bem material, não garante a felicidade de ninguem. Afinal tudo isso não vale nada se não tiver alguem que ame ao seu lado.
Vossa lógica para a beleza é estúpida. Faz com que procurem por belezas externas, quando estas são mentirosas, traidoras e passageiras.


CABEÇA:  essa discussão já está me deixando com enxaqueca. Precisamos decidir, de uma vez por todas, quem é o mais importante.

CORAÇÃO: eu sei como podemos fazer isso. Chamemos o que tudo sabe, aquele que nos criaste. Ele , com certeza saberá responder.

CABEÇA & CORAÇÃO (gritam): Mestre!!!!! Ajude-nos!

Jesus: o que há , meus filhos?
CABEÇA: Mestre, rogo-lhe que digas a esse ser que a cabeça é a parte primordial do corpo.
CORAÇÃO: Pai, diga a esse indivíduo que o amor é mais importante que tudo.
CABEÇA: deixe disso. Mestre, por obséquio, poderia dizer quem de nós dois está correto?
JESUS: Em verdade, em verdade vos digo: ambos estão certos e ambos estão errados.
Coração, será que não entendes que todo esse ódio que sentes pela cabeça é devido ao grande amor que tens por ela e que reprimes? não percebes que amas toda a inteligência e  todo o saber que a cabeça tem?
E tu, cabeça, será que não percebes que todo esse desdém que tens pelo coração se deve unicamente ao fato de tu não conseguirdes entender a lógica dos sentimentos? não percebes que sentes vergonha de não saber medir, quantificar ou sequer entender o amor e as emoções?
Filhos, o dia em que conseguirem trabalhar em conjunto, entenderão como vivi minha vida. Sim, eu amei! E sim, eu pensei bem e tive consciência de meus atos. Não agi unicamente com a lógica, tampouco com a emoção. Agi com algo que entenderão se trabalharem em conjunto. Eu agi com a Sabedoria. Que nada mais é que a junção do que há de melhor em cada um de vós.

IGOR LADEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário